A Importância da Participação Política na Construção da Cidadania

A política esta presente em todos os momentos de nosso cotidiano, na medida em que a entendemos como expressão da vida em sociedade.
Embora o termo “política” venha sendo utilizado de maneira contraditória e vaga, é possível explicar seu significado a partir das experiências históricas em que esteve envolvida.
No Brasil, em 1984, uma multidão de cidadãos saíram as ruas para exigir do governo militar eleições diretas, secretas e universal para presidência da republica. O movimento das “Diretas Já” mobilizou todo o país, que após vinte anos de governo autocrático burguês, exercido pela via das Forças Militares, vislumbrou a possibilidade de eleger representantes diretos exercendo assim a democracia.
Como se sabe, no primeiro momento, o movimento das “Diretas Já” não foi êxitoso, mas possibilitou a eleição indireta do então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, primeiro presidente civil desde 1964, como Tancredo não assumiu a presidência ficou a cargo de Jose Sarney, hoje presidente do Senado, a responsabilidade de levar o país a transição da Ditadura à Democracia.
Esse período de transição tem grande importância para a historia de nosso país, pois foi a partir de então que se começou a firmar as bases democráticas que nos sustentam até os dias de hoje.
Falar de democracia é falar de liberdade de expressão, coisa que para nossa geração é algo comum e corriqueiro, mas que foi conquistado através de muitas lutas e derramamento de sangue, é falar de participação popular nos processos decisórios de nosso país, coisa que também não veio de graça, alias nada, absolutamente, nada de bom vem de graça.
Educação e saúde gratuita e universal, liberdade política e confessional, nenhuma dessas coisas foram dadas generosamente aos cidadãos, mas sim conquistadas através de lutas políticas, e apenas através da ação política de todos os cidadãos serão mantidas e melhoradas.
Muito me entristece ouvir pessoas boas e honestas dizerem que não gostam de política, pois são justamente elas que deveriam se interessar e se envolverem nela. Muitas suposições podem ser traçadas para tentar explicar esse fenômeno, talvez seja certo “ranço” do período da ditadura quando não havia participação do cidadão nos processos políticos e decisórios do país e qualquer tentativa de participação era reprimida, por vezes, com violência, talvez seja a má conduta daqueles que tem coragem de se candidatarem para cargos públicos, ou talvez seja a pura covardia daqueles que mesmo sendo bons, honestos e preocupados com o bem comum não tem coragem de se lançarem na vida publica, e como dizem, infelizmente, “a coragem dos maus se alimenta da covardia dos bons”.
Enfim, não existe política autentica sem participação popular, pois é por meio da à participação popular que se constrói a democracia e a verdadeira cidadania.

Leandro Vergilio Almeida

4 comentários:

  1. Infelizmente muitas pessoas que poderiam contribuir para a efetivação da democracia e cidadania de fato acabam se omitindo, talvez justamente devido a esse"ranço" do medo dos porões da ditadura. Participar nos dá autoridadse pra questionar e cobrar. Muito bom o artigo Leandro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marlete, acredito que cabe a nos tentar romper com essa cultura de passividade.

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO ARTIGO LEANDRO...PARABÉNS PELO BLOG, PELAS MATÉRIAS QUE ABORDA NELE.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Rasgando o verbo hein Leandro, parabéns ficou otimo

    ResponderExcluir