Mas de fato, o que é Cidadania?

O Capitulo II da Constituição Federal trata dos direitos sociais, são 06 artigos, 42 incisos, mais 02 parágrafos e 02 alíneas, que tratam dos direitos a educação, a saúde, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, e à livre associação profissional e sindical.
Em termos constitucionais poderíamos dizer que o efetivo exercício desses direitos seria o exercício da “Cidadania”, mas o conceito de Cidadania, não termina por ai, com o decorrer da história a palavra ganhou um significado muito amplo, mas etimologicamente a palavra “Cidadania” tem suas raízes na organização política da das cidades gregas ou “Polis grega”, por volta do século IV a.C., onde todos os homens livres, que viviam nas cidades, eram considerados cidadãos, pois participavam da formulação das leis que organizariam a vida na cidade.
Então poderíamos dizer que, em sua origem, “cidadania pode ser qualidade ou condição de pessoa que, como membro de uma Cidade, acredita ter direitos que lhe permitem participar das decisões que dizem respeito à organização dessa cidade”, ou seja, cidadania é a condição que permite a pessoa participar da vida política de sua Cidade, Estado e Nação.
Muitos historiadores afirmam que o Brasil é um país de regime monárquico-ditatorial com alguns períodos de Democracia, sendo como for, parece que desde o ultimo período de abertura democrática, 1985, a democracia têm se consolidado em nosso país.
Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões de acordo com os interesses dos que os elegeram.
O problema é que no caso do Brasil parece existir um outro tipo de democracia, uma chamada “Delegativa”, onde o povo delega alguém para tomar as decisões em seu lugar, ou seja, o cidadão elege e esquece, não se importa mais, afinal, ele delegou a alguém toda e responsabilidade de decidir por ele.
Talvez seja dessa distorção do que seja Democracia que se origine todos os problemas de nosso país, talvez sejamos muito jovens, afinal, são apenas pouco mais de 20 anos de Democracia e participação cidadã.
Mas uma coisa é certa educar para a cidadania é preciso e urgente, se queremos uma cidade, um estado e uma nação mais justa e igualitária não podemos nos abster de fazer algo, pois o mundo que desejamos só será possível se nos comprometermos em construí-lo.

Leandro Vergílio Almeida

leandrovalmeida@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Muito bom seus artigos! Já te disse que sou sua fã?
    Saudades

    ResponderExcluir
  2. Oi! Gostei muito desse artigo, bem coeso e informativo..Parabéns!
    Posso aproveitá-lo nas minhas aulas?
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto. Elucidativo e questionar. Vou seguir seu blog.

    ResponderExcluir